Notícias:
     
Cruz Vermelha Brasileira Nova Iguaçu PDF  | Imprimir |  E-mail
Escrito por Administrator   
Sáb, 26 de Janeiro de 2008 08:37

Filial da Cruz Vermelha Brasileira Nova Iguaçu No ano de 1982, Daniel Coelho do Nascimento, morador do município de Nova Iguaçu, que na época fora aluno da Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha no Rio de Janeiro, passou a participar  de atividades voluntárias junto a instituição, sabedor das carências  existentes no município de sua residência, procurou a Diretoria Nacional de Cruz Vermelha informando-se como poderia trazer  para seu local de moradia,  um Posto da instituição, sendo nomeado através de Portaria em 31 de janeiro de 1983, chefe do Posto da Cruz Vermelha Brasileira no Município de Nova Iguaçu criado também na oportunidade.

Durante o ano, e até o final do primeiro semestre, o Posto recém criado participou de diversas atividades, com o objetivo de treinar e capacitar voluntários para as atribuições da instituição, cadastrando voluntários e desenvolvendo cursos junto a alunos basicamente de cursos de Enfermagem da região.

Foi solicitado neste mesmo período acomodações junto ao Executivo Municipal para abrigar o Posto da instituição, na época foi designada uma sala junto ao Departamento de Assistência Social que funcionava no Paço municipal.

Com a expansão das atividades foi necessário  maior autonomia e a procura de local mais central para a acomodação das atividades, já que naquele ano tomaram vulto, passando o Posto por sua primeira prova de fogo, auxiliando os desabrigados das enchentes no sul do país, quando arrecadou 14 toneladas de alimentos doados pela população e empresários locais, alimentos esses que foram destinados a esta região do país.

A Secretaria de Estado de Saúde cede duas salas do Centro de Saúde Dr.Vasco Barcelos para a continuidade de suas ações, integrando-se as campanhas de vacinação, recrutando, treinando e participando de sua organização, chegando em tal época a mobilizar e treinar 1.200 voluntários para cada campanha de imunização.

No dia 19 de Julho de 1984, foi expedida pela Diretoria Nacional portaria  nº 14/84  nomeando Comissão Coordenadora encarregada de criar Filial da Cruz Vermelha Brasileira no Município de Nova Iguaçu, sob a presidência  Daniel Coelho do Nascimento, e como membros, Assistente Social Maria das Graças Caetano Furtado de Mesquita e Alberto Aquino de Carvalho, que em reunião convocada para o dia 7 de agosto de 1984, no Patronato de Menores de Nova Iguaçu, com a participação de 23 membros da sociedade local e voluntários do Posto, deliberaram a convocação da Assembléia Geral de Fundação da Filial para o dia 16 de agosto naquele mesmo recinto, quando foi eleito a primeira Diretoria Executiva sendo escolhido para a presidência a Sra Maria Miriam Gaspar Somma, Vice-presidente Sonia Maria Bittencourt Quintela, Tesoureiro o Dr. José Kleuver Jardim e como Diretor Secretário Daniel Coelho do Nascimento.

Continuou-se o trabalho de cadastramento de voluntários chegando ao número de 3.000 inscritos.

Afim de capacitar seus voluntários a Filial de Nova Iguaçu, passou a participar de atividade fora do Município, sendo responsável por 2 projetos no Município de Campos que levaram a abertura de uma filial da instituição nesta cidade, retornando a cidade um ano mais tarde para participar da posse de sua primeira diretoria.

Neste mesmo período ocorreram enchentes nas cidades de Campos, Itaperuna, Porciúncula e Natividade, quando a Filial Iguaçuana deslocou 12 voluntários para estas localidades para organizarem junto ao quartel de Bombeiros da região e com a Defesa Civil Estadual os socorros às vítimas daquela enchentes, resgatando, abrigando, vacinando e alimentando mais de 5.000 desabrigados no período de 15 dias.

Em janeiro de 1988, abateu-se sobre a Baixada Fluminense uma grande enchente, sendo decretada calamidade pública no Estado. A Filial de Nova Iguaçu convocou voluntários para os socorros às vítimas, mobilizando 3.000 pessoas em toda região, participando diretamente de resgate e salvamento, juntamente com soldados do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, organizando e administrando abrigos em alguns municípios. Vestiu, abrigou e alimentou 5.814 pessoas em abrigos da região durante 45 dias ininterruptos.

CRIAÇÃO DA ESESP-ESCOLA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

Fundada em  09 de Março de 1996  iniciou suas atividades  com 160 alunos nas dependências cedidas pelo Centro de Educação Rio de Janeiro do Grupo Colégio Brasileiro, sendo após transferido para novo espaço  a rua treze de março onde   formou 700 alunos.

Última atualização em Dom, 15 de Abril de 2012 12:35
 

Top Vídeos

Direito Humanitário

Em tempo de guerra, os homens devem observar certas regras de Humanidade, mesmo em... Leia mais

Anúncio

Mídias Sociais

Siga também a Cruz Vermelha Brasileira Filial Nova Iguaçu pelas redes sociais.

Estrutura

Contamos com uma Estrutura preparada para atender a população local e de todo o Estado do Rio de Janeiro, contamos também com preparação para cursos Técnicos, Livres e diversas palestras sobre Saúde e ajuda Humanitária... Leia mais

Detalhes de Contato

Esesp: (21) 3191-5889 / (21) 3191-8858

(21) 3191-9779

CVBNI: +55 (21) 2667-3614 / +55 (21)

2667-5709 / +55 (21) 2667-4373

Rua Cel. Bernardino Melo, nº 2085 - Centro

Nova Iguaçu / RJ, CEP:26255-140

Criação e Hospedagem de Sites Acessar Webmail
purchase frontpage express price of autocad 2000 buy server 2008 standard best price photoshop cs5 upgrade where to buy corel videostudio pro x3 best price frontpage 2003 rosetta stone greek cheap best buy iwork 11 buy office 2013 pro discount wordperfect